Imprimir E-mail

PONTOS TURÍSTICOS DE TERESÓPOLIS

1) MATRIZ DE SANTA TEREZA

A construção da Matriz Santa Tereza data da segunda metade do século XIX. Em 1855, na Praça Provincial, depois Santa Tereza, atual Praça Baltazar da Silveira, iniciava-se a construção da capela da Várzea, sob o cargo de Santa Claudiana, depois Santa Tereza D'Ávila, padroeira da Paróquia e da cidade de Teresópolis. Para a construção da antiga igreja da Várzea, ou da Vargem, foi concedida uma ajuda financeira, pelo decreto de 26 de Dezembro de 1871, assinado por Josino do Nascimento Silva, do conselho de sua majestade, o Imperador. Em 1927 a capela foi demolida por se achar em péssimo estado de conservação e não mais comportar o grande número de fiéis. Iniciou-se então a construção da atual Matriz de Santa Tereza, sob a direção do Cônego Bento Humberto Guilherme Maussem, enquanto a missa e outros ofícios eram celebrados em residências particulares. Nos anos 30, embora precariamente, a nova Igreja de Santa Tereza passa a ser utilizada e, em 1939, falece o Cônego Bento Maussen. O corpo do religioso foi sepultado na igreja, atrás do altar-mor, num sepulcro de mármore branco. Sobre o chão liso encontram-se inscrições com o nome e as datas de nascimento e falecimento. A Matriz, em estilo gótico, tem na fachada principal, em destaque, a volumetria da torre. No térreo, a porta de entrada, em arco ogival, possui sobreverga triangular. Acima da porta, uma rosácea. Coroando-se este corpo, torre encimada por cruz. As laterais são compostas de contra-fortes divididos por vitrais Tchecos, em verga ogival, apresentando cenas bucólicas. Os detalhes e ornatos são em mármore e o restante da fachada com revestimento em pó de pedra. 

Endereço: Praça Baltazar da Silveira - Várzea
Visitação: De 2ª a 6ª às 08:00h. Sábado às 08 h e 19:30 h e Domingo às 07 às 10:30 h.
Contato: (21) 2742-2963

2) MUSEU VON MARTIUS
Situado no antigo casarão da Fazenda Barreira, o museu homenageia o naturalista alemão Karl Friedrich Philipp Von Martius. Ele percorreu o Brasil entre os anos de 1817 e 1820 recolhendo material para suas pesquisas sobre a fauna e a flora do Brasil. Von Martius também empreendeu estudos sobre os grupos indígenas que habitavam as nossas terras. O museu foi criado em 1967, em meio à natureza tropical que tanto estimulou os estudos do cientista. Entre os objetos expostos, destaques para manuscritos e correspondências que fazem referência a pesquisas sobre botânica e etnologia. Contam os historiadores que Von Martius se hospedava nessa fazenda quando estudava as espécies vegetais da Serra dos Órgãos

Endereço: Fazenda Barreira
Visitação: marcar com antecedência
Contato:
www.teresopolis.rj.gov.br

3) CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
No final da estrada asfaltada que percorre a sub-sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, à esquerda, seguindo por um pequeno caminho de terra, é possível chegar na Capela de Nossa Senhora da Conceição. Construída no início do século XVIII, a capela pertenceu a uma antiga fazenda da região que não existe mais. A capela é pequena e bem simples. O alpendre lateral foi construído recentemente e o adro é cercado por um baixo muro de arrimo. O caminho que permite o acesso ao local era o antigo leito da estrada de ferro que ligava o cais de Piedade, na Baía de Guanabara, a Teresópolis e preserva uma beleza ímpar.

Endereço: Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Visitação: marcar com antecedência
Contato:
www.teresopolis.rj.gov.br

4) VALE DAS HORTALIÇAS
A estrada, no reverso da Serra do Mar, chamada nesse trecho de Serra dos Órgãos, apresenta uma bela região de montanhas e vales. Em todo percurso, localizam-se agradáveis recantos de veraneio, compostos de haras e hotéis-fazenda. A região é entrecortada por diversos rios como o Bengalas, Frades, Formiga, Vieira e Grande. A presença da agricultura, olericultura e, em menor escala, da floricultura, dos dois lados da estrada principal que corta a região, forma um encantador cenário rural. A produção de tomate, repolho, couve-flor, alface, milho, inhame, batata, pimentão, vagem, entre outros alimentos provenientes dessa área, abastece a cidade do Rio de Janeiro e outras regiões do Estado.

Endereço: Serra dos Órgãos
Visitação:paisagens ao ar livre
Contato:
www.teresopolis.rj.gov.br

5) PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS
O Parque é atrativo principalmente pela vegetação exuberante e suas serras. É mais visitado na época de férias do meio do ano, em julho, e no final do ano, de dezembro a fevereiro. A visitação deve ser feita de terça a domingo e é cobrado ingresso aos visitantes. Está na faixa de dobramento remobilizado formado por escarpas, belas paisagens e reversos da Serra do Mar; também denominada "frente dissecada do bloco falhado", sendo que esse bloco falhado se apresenta dividido em dois grupos aparentemente distintos. O Parque está na província biogeográfica da Serra do Mar e no domínio morfoclimático Tropical Atlântico.

Endereço: Serra dos Órgãos
Visitação: área ao ar livre
Contato:
www.teresopolis.rj.gov.br

6) GRANJA COMARY
A Granja Comary, em Teresópolis, é a casa da Seleção Brasileira. O Centro de Treinamento Heleno Nunes (Cetrhen) é considerado um dos mais modernos e bem aparelhados do mundo. Situado em uma área de 143 mil metros quadrados, em que a manutenção do verde que predomina no ambiente é uma preocupação constante, o Centro de Treinamento da Granja Comary possibilita aos jogadores da Seleção Brasileira toda a estrutura necessária para a preparação de uma equipe de futebol. Além da privacidade que o treinador Carlos Alberto Parreira considera fundamental para a seleção canarinho.

Endereço: R. Hesílio Ferreira, 97.
Visitação: centro de treinamento da CBF
Contato:
www.teresopolis.rj.gov.br

7) OUTROS PONTOS TURÍSTICOS

Escola Estadual Higino da Silveira
Endereço: Av. Delfim Moreira, 1.115, Várzea
Visitação: Segunda a Sexta das 8h às 22h.
Contato: www.teresopolis.rj.gov.br

Casa Sede da Fazenda Vista-Alegre]
Endereço: Estrada Teresópolis - Friburgo, Km 20
Visitação:visitação externa
Contato: www.teresopolis.rj.gov.br

Escola Municipal Ginda Bloch
Endereço: Praça Nilo Peçanha, s/n - Alto
Visitação: Segunda à Sexta das 8h às 20h.
Contato: (21) 2742-3352 - ramal 2046

Monumento a Cidade de Teresópolis
Endereço: Praça Baltazar da Silveira - Várzea
Visitação: área ao ar livre
Contato: www.teresopolis.rj.gov.br

Paço Municipal – Palácio Teresa Cristina
Endereço: Av. Feliciano Sodré, 675 - Várzea/ Centro
Visitação: 2ª à 6ª das 08:00h às 18:00h
Contato: (21) 2742-3352

 
Banner

Web Rádio Gazeta das Cidades

Enquete

Qua o seu destino de Réveillon?

Banner


Banner