Gazeta das
Cidades
Cinegazeta Dia a Dia Esoterismo Mochilão Diversão Aos40 Gente
Agenda Curiosidades Fotos História Links Turismo Notícias

Uma grande escola para começar com pé direito 2008

foto: divulgação

Uma escola moderna, honesta e, acima de tudo, preocupada com a educação

Imprima esta página

Arquivada em 12/05/2008

Fonte: Arquivos da Gazeta

Voltar

O ano letivo na rede municipal de ensino começou com chave de ouro em Teresópolis, com a inauguração do novo prédio da Escola Paulo Freire, no Vale do Paraíso. Com arquitetura moderna, salas arejadas e iluminadas e ampla área de recreação, a maior e a mais nova escola pública da história de Teresópolis construída pelo governo do prefeito Roberto Petto conta com equipamentos e mobiliário de alta qualidade para proporcionar todas as condições pedagógicas ao ensino.

paulofreire6.jpg

“Nosso governo trabalha para oferecer ensino de qualidade e infra-estrutura educacional que atenda a demanda de alunos, pois entendemos que a estrutura, aliada à qualificação dos educadores e à metodologia de ensino é fundamental para o bom aprendizado”, avalia o prefeito Roberto Petto. “O investimento em Educação é o melhor legado que um homem público pode deixar para as futuras gerações”, destaca Petto.

Além da comunidade, pais, professores, alunos e diretores de todas as escolas municipais, também prestigiaram a inauguração da Escola Paulo Freire a primeira-dama Edna Petto, os vereadores José Carlos Faria – presidente da Câmara Municipal, Antônio Francisco Ribeiro Gomes, Raimundo Amorim, Valmir Maturana, Carlos Cesar Gomes e Odenir Cardoso Quincas, a vice-prefeita Afaf Ribeiro, os secretários da equipe de governo do prefeito Roberto Petto, o subsecretário estadual de Habitação, Nilton Salomão, os representantes da Secretaria Estadual de Educação Fátima Ruela e Paulo Maldonado, o presidente do Conselho Diretor do Centro Universitário Serra dos Órgãos, Irineu Dias da Rosa, e o gerente do Sesc Teresópolis, Roberto Barcelos, entre tantos outros.

“Esta escola é um importante patrimônio entregue à população pela Prefeitura. É o prefeito Roberto Petto dando destinação prioritária aos recursos do Orçamento Municipal para a Educação”, analisa o presidente da Câmara Municipal, vereador José Carlos Faria, parabenizando também a equipe da Secretaria Municipal de Educação pelo trabalho que realiza, sob o comando da secretária Maria do Rosário Grandini Carneiro.

A Escola Municipal Paulo Freire conta com três prédios, totalizando 3.200 m2 de área construída, e tem capacidade para atender a 1.700 alunos, em três turnos, do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental. São 16 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de arte, de ciências e de informática, além de salas de multimídia, de educação física e de banda. Completam a infra-estrutura ampla cozinha e refeitório, pátios interno e externo. Rampas de acesso aos pavimentos e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais atendem a padrão de inclusão. Dentro de 90 dias a escola ganhará quadra poliesportiva coberta com sistema especial de iluminação para a prática de futsal, vôlei, basquete e handebol, numa área construída de 658m², incluindo vestiários.

O prefeito Roberto Petto determinou uma série de alterações no projeto original de construção da nova escola para oferecer ambiente adequado às práticas pedagógicas com todo conforto e segurança. Todas as modificações foram orientadas e supervisionadas pela equipe do secretário municipal de Obras, engenheiro Antônio de Pádua Santos.

“Ao investir na construção desta magnífica unidade escolar, o prefeito Roberto Petto expressa o seu comprometimento com o desenvolvimento integral do aluno, oferecendo a ele condições de acesso ao aprendizado em excelente estrutura física”, salienta a secretária municipal de Educação, professora Maria do Rosário Grandini Carneiro.

A solenidade festiva de inauguração da Escola Paulo Freire contou com a apresentação das bandas das escolas municipais Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho e Cedal, do grupo de dança da Escola Chiquinha Rolla, sob o comando da professora Sandra Patrícia e do coreógrafo Alex Ernesto, do Coral Semente do Som, formado por alunos da Escola Elza Tricano, sob a regência da professora Aline Santana do Valle Marques. A aluna Isabela de Souza Cordeiro, do 8º ano da Escola Paulo Freire, emocionou a todos ao cantar a música evangélica “Conquistando o impossível”.

Durante a cerimônia, o prefeito Roberto Petto e a secretária de Educação Maria do Rosário fizeram a entrega simbólica do Kit do Estudante a dez alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Contendo uniforme, caderno, compasso, lápis, borracha, hidrocor, lápis de cor e massa de modelar, o kit foi entregue a todos os alunos da unidade escolar e também está sendo distribuído aos 26 mil estudantes da rede municipal. Petto também entregou ao diretor da Escola Paulo Freire, professor Alex Siqueira Wey, o Kit Administrativo, com todo o material de secretaria utilizado pela escola.

paulofreire4.jpgpaulofreire5.jpg

Aplausos:

No dia da inauguração, as amplas e modernas instalações da Escola Paulo Freire encantaram alunos, pais e educadores. “Esta escola é mais um grande marco para a Educação do município e, com certeza, vai mudar a realidade de muitas crianças e adolescentes. Cada aluno, professor, funcionário, pai e amigo tem uma importância fundamental no desenvolvimento da nossa escola”, afirma o diretor Alex Siqueira Wey. “Pela beleza, pela estrutura e pela qualidade do ensino, a Paulo Freire é modelo para Teresópolis”, destaca.

Alunos do 4º ano, João Vitor Pacheco de Oliveira e Laura de Oliveira da Conceição, de 9 anos, aprovaram o novo colégio. “Com uma escola tão grande e bonita dá até mais vontade de estudar”, revela João Vitor. Laura não vê a hora de usar o kit escolar. “Estou muito contente com a nova escola. Também adorei ganhar uniforme e material”, conta Laura. “Vamos estudar muitos anos aqui e, por isso, devemos preservar a nossa escola”, ensina Isabella Ramos Santos, aluna do 8º ano.

Mãe da aluna Luna Carolina, do 9° ano, Maria Angélica Piccinini Putz mudou-se de Niterói para Teresópolis há pouco tempo, onde ela diz que está aprendendo a acreditar na escola pública. “Nossos filhos estão na escola não somente para aprender a ler e a escrever, mas para ter consciência para a educação. Um governo como este, que é capaz de investir em Educação acima de tudo, merece todo o nosso respeito”, elogia Maria Angélica.

2008  - © GAZETA DAS CIDADES - Trazendo o que há de bom na região até você. Todos os direitos reservados

CONFIRA COMO ESTÃO AS CONDIÇÕES DO TEMPO NA CIDADE