Imprimir E-mail

PONTOS TURÍSTICOS DE NITERÓI

1) MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA (MAC)

"Acabo de sentir um grande prazer ao visitar este museu. Excepcional por sua localização, excepcional por sua arquitetura. Raramente senti essa força". As palavras são de Arnaud D'Hauterives, diretor do Museu Marmottan, de Paris e ficaram registradas no livro de visitas do MAC. Mas, não foi à toa que a construção impressionou o francês. Uma das mais impressionantes obras da arquitetura moderna, o MAC, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemayer é uma obra única. O projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Bruno Contarini, que trabalhou com Niemeyer em obras como a da Universidade de Constantini, na Argélia. Os números impressionam: Foram consumidos na obra 32 mil metros cúbicos de concreto, suficientes para erguer um prédio de 10 andares. Cerca de 300 operários trabalharam em três turnos, durante cinco anos. O museu tem 16 metros de altura. A cúpula tem 50 metros de diâmetro e é dividida em três pavimentos. A base cilíndrica onde está apoiado todo o museu tem nove metros de diâmetro. Uma única sapata gigante foi construída para suportar essa base. Ela mede dois metros de altura. Nos edifícios convencionais as sapatas medem aproximadamente 50 centímetros e são, no mínimo, quatro. A complexa estrutura do MAC é completamente segura e pode suportar um peso equivalente a 400 quilos por metro quadrado, além de ser resistente a ventos de até 200 quilômetros por hora.  A praça do MAC-Niterói tem 2.400 metros quadrados de área livre. O espelho d'água, no qual se ergue a base cilíndrica, mede 800 metros quadrados. O salão de exposições tem 1.100m² e o auditório a capacidade para abrigar até 60 pessoas.

2) FORTALEZA DE SANTA CRUZ
A construção grandiosa está localizada no bairro de Jurujuba, instalada sobre um cabo formado por rochas elevadas, em frente aos Morros do Pico e dos Macacos. Foi o almirante francês Armand Villegaignon que utilizou aquele local pela primeira vez, em 1555, improvisando uma fortificação com algumas armas. Em 1567, o local foi dominado pelos portugueses que ampliaram a construção e tornaram aquele ponto privilegiado da Guanabara o mais importante ponto de defesa da região. À época, a Fortaleza fora batizada de Bateria de Nossa Senhora da Guia. O batismo de fogo da fortificação aconteceu em 1599, quando os flamengos, liderados por Oliver Van Noort, foram expulsos da baía.

Endereço: Estr. Gen. Eurico Gaspar Dutra
Visitação: Diariamente de 9h às 16h
Contato: (21) 2711-0462 - ramais 38 e 27


3) CAPELA DE SÃO LOURENÇO DOS ÍNDIOS
Alguns historiadores contam que o jesuíta Braz Lourenço iniciou, em 1576, a construção da Capela, junto à aldeia montada por Araribóia. A ação dos jesuítas começa então a surtir efeito e, conforme contam os registros históricos, os temiminós foram os personagem da primeira representação teatral de que se tem notícia no Brasil: o "Auto de São Lourenço", de autoria do Padre José de Anchieta. A construção da capela em pedra, cal e óleo de baleia, tem linhas arquitetônicas simples, traço marcante na maioria das construções jesuíticas.

Endereço: Praça General Rondon s/n
Visitação: durante as missas (dom) às 9h00
Contato: (21) 2718-4941

4) PARQUE DA CIDADE
O Parque da Cidade, localizado no Morro da Viração, proporciona uma das mais belas vistas aéreas de Niterói, de toda a extensão da Baía de Guanabara. Do local, é possível ver alguns bairros do Rio de Janeiro como Copacabana, Urca, Flamengo, Glória e Centro. Os visitantes ainda podem observar as paisagens da Serra dos Órgãos, com sua popular cadeia de montanhas que inclui o Dedo de Deus. O local é ponto de encontro de crianças, jovens e adultos, além de praticantes de vôo livre. Localizado a 270 metros de altitude, o parque possui uma área total de cerca de 150 mil metros quadrados.

Endereço: Morro da Viração – Niterói
Visitação: área ao ar livre
Contato: www.neltur.com.br

5) CAMINHO CLÁSSICO E OCEÂNICO
No Caminho Clássico o visitante de Niterói encontra belas paisagens e muita história, principalmente, na região dos grandes fortes, em que o destaque principal fica para a Fortaleza de Santa Cruz. O caminho contempla ainda uma passagem pelo Museu de Arte Contemporânea, o MAC e o bairro de São Domingos, onde está localizado o "Solar do Jambeiro", considerado por técnicos portugueses o mais importante conjunto de azulejos do século XIX do Brasil. No Caminho Oceânico é possível desfrutar de belas praias: Piratininga, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. Piratininga é a maior de todas elas. As águas em Itaipu são sempre calmas e limpas. Lá existe uma colônia de pescadores remanescente do século XVIII e a sede do Museu de Arqueologia. Entre essas duas praias encontra-se a beleza de Camboinhas e suas águas transparentes, áreas claras e finas. A eleita pelos praticantes de esportes aquáticos como o windsurfe e a vela. Itacoatiara é o local preferido dos surfistas que vêm de todos os lugares.

6) OUTROS PONTOS TURÍSTICOS
Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora
Endereço: Rua Santa Rosa, 207 - Santa Rosa
Visitação: das 6h às 11h e das 15h às 20h
Contato: (21) 2711-0970

Capela de Nossa Senhora da Conceição
Endereço: Rua da Conceição, 216 - Centro
Visitação: 3ª a 6ª das 7 às 11h e das 14 às 18h
Contato: (21) 2717-0154

Capela de São Domingos
Endereço: Rua Alexandre Moura, 21 - São Domingos
Visitação: 07:00 às 11:30 e das 15:00 às 17:30 h.
Contato: (21) 2717-1363

Fortaleza de Santa Cruz
Endereço: Estrada General Eurico Gaspar Dutra - Jurujuba
Visitação: Diariamente de 9h às 16h
Contato: (21) 2711-0462 - ramais 38 e 27

Forte da Boa Viagem
Endereço: Ilha da Boa Viagem – Centro
Visitação: com aviso prévio de 48 h
Contato: (21) 2710-6581

Forte do Gragoatá
Endereço: Praia de Gragoatá, 145 - Gragoatá
Visitação: marcar horário com antecedência
Contato: www.neltur.com.br

Forte do Pico
Endereço: Alameda Marechal Pessoa Leal – Jurujuba
Visitação: Sábados, Domingos e feriados das 9h às 16h
Contato: (21) 2711-0462

Forte Imbuhy
Endereço: Estrada do Imbuhy - Jurujuba
Visitação: Sábados, domingos e feriados de 9h às 16h.
Contato: (21) 2711-0462 - ramal 219

Ruínas do Recolhimento de Santa Tereza de Itaipú
Endereço: Praça Viçoso Jardim - Itaipú
Visitação: área ao ar livre
Contato: www.neltur.com.br

F
orte São Luiz
Endereço: Av. Marechal Leal - Jurujuba
Visitação: sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Ingressos: R$3,00
Contato: (21) 2711-0462 - ramal 219

Museu Antônio Parreiras
Endereço: Rua Tiradentes, 47 - Ingá
Visitação: (21) 2719-8728
Contato: sab.e dom. e feriado das 14 às 17 h

 
Banner

Web Rádio Gazeta das Cidades

Enquete

Quem ganha a Presidência?

Banner


Banner