Agenda - Cabo Frio Imprimir E-mail

FESTIVAL DA SARDINHA - QUARTA EDIÇÃO

A 4ª edição do tradicional Festival da Sardinha, que acontece no bairro Vila Nova, promete animar o feriado do mês de junho com o evento que acontece entre os dias 19 e 22. Promovido pela Prefeitura de Cabo Frio, através das secretarias de Eventos e Turismo, o festival tem início às 18 horas, exceto no domingo, que servirá almoço a partir das 12 horas. Os pratos serão comercializados no valor de R$15,00. A partir do ingrediente principal, sardinha, o cardápio será variado com pasteis, molho de camarão, risoto, bobó, empadas e sardinha com fritas. Pratos como lasanha, sardinha com salada, escabeche, escondidinho, filé, panqueca, pizza, macarrão, torta, nhoque, moqueca, bolinho e quibe fazem parte das 17 receitas a base do peixe, que é rico em ômegas e previne o risco de infarto, além de satisfazer o paladar de todos os visitantes. No local, haverão 16 barracas e três estabelecimentos que comercializarão todos os pratos a base da sardinha.

- O município de Cabo Frio é o terceiro maior produtor de sardinha do Estado, com uma média de 7.000 toneladas por ano -, disse o Subsecretário de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura de Cabo Frio, Francisco Carlos Soares da Silva. A sardinha é um alimento que contêm ômega, um tipo de gordura essencial para o organismo que faz bem para a saúde. Ainda mais se possuir os três tipos de ômega: 3, 6 e o 9, nas quantidades corretas. A sardinha é uma campeã nesse quesito: como alguns pescados de águas mais frias, tem todos os ômegas na proporção ideal, além de ser uma fonte rica de proteína, cálcio, selênio, vitaminas B12 e D - nutrientes essenciais para a boa nutrição. Especialistas acreditam que o seu consumo seja capaz de reduzir o risco de infarto, baixar o nível de triglicérides (as gorduras do mal) no sangue e também auxiliar na prevenção de diabetes, osteoporose e enxaquecas.

Programação Musical: Na quinta-feira (19) o show ficará por conta da dupla Andressa e Alex, já na sexta-feira (20) a Banda Ibs 7 comandará a festa. Já no sábado (21), será Gutierrez e Banda e no domingo (22) Grupo Batuquiando.

(Fonte: Gazeta das Cidades)

MART DEVE SER INAUGURADO EM JUNHO

O MART, Museu de Arte Religiosa e Tradicional, de Cabo Frio deve ser reaberto ao público em junho. Pelo cronograma faltam apenas as obras para conter as infiltrações. As melhorias já começaram e são vistas na fachada. As telhas da varanda foram limpas e serão recolocadas. O museu funciona no antigo convento de Nossa Senhora dos Anjos. O prédio tem mais de 300 anos e desde o dia 13 de janeiro passa por obras de revitalização. A restauração da estrutura do local está prevista em pouco mais de meio milhão de reais. Dinheiro do governo federal. As novas telhas já chegaram e não foram fáceis de encontrá-las. Nas paredes do convento, sinais do tempo que, aos poucos são reparados. Computadores e móveis dos escritórios estão no coro da igreja. O trabalho administrativo está sendo feito ao ar livre.

Enquanto o museu passa pela reforma, parte do acervo foi para a sala de exposição permanente. Mais de mil exemplares da biblioteca e esculturas dos séculos XVII e XVII estão protegidos na sala. E todo material volta a ficar a disposição do público daqui a três meses. A previsão é de que o Mart seja reaberto no dia 13 de junho. Sobre o intenso trânsito de veículos no entorno do museu, o iphan informou que há dois anos, há uma sentença judicial determinando a retirada do terminal de ônibus de frente do museu. Ainda segundo o instituto um tac (termo de ajustamento de conduta) deve ser assinado com a prefeitura para que essa sentença seja cumprida. De acordo com a secretaria de transporte de Cabo Frio, o ponto das linhas municipais foi modificado para 25 metros a frente, mas não há prazo para a retirada do terminal intermunicipal.

(Fonte: Portal G1)

 
Banner

Web Rádio Gazeta das Cidades

Enquete

Banner


Banner