terça-feira, 6 de agosto de 2013

Doces brasileiros em workshop no SESC


Aprender receitas deliciosas e econômicas não só ajuda a agradar a família e os amigos: pode ser uma fonte de renda. Por isso, o Banco Rio de Alimentos traz ao Sesc Quitandinha em Petrópolis, Região Serrana do Rio, as oficinas do projeto Redes Gastronômicas, criado em 2009, voltado para o público com renda de até três salários mínimos. Nesta quarta-feira (7), a renomada chef Flávia Quaresma (foto) dá a aula de abertura das 14h às 17h sobre técnicas para fazer doces brasileiros com receitas tradicionais e alternativas. O projeto consiste em cursos em que técnicas culinárias tradicionais e temas como aproveitamento integral dos alimentos e cozinha saudável se misturam para ampliar as opções de trabalho e de cardápio nas casas. Neste mês, as oficinas têm como tema os doces brasileiros, ensinados por chefs estrelados. Flavia abre os encontros de agosto nesta quarta falando sobre o lugar do doce na culinária brasileira, e como ele demonstra afeto e carinho.

A chef vai ensinar receitas de um pudim de queijo curado com caju em calda, um manjar com calda de vinho do Porto e especiarias e um arroz doce. Além das receitas, nutricionistas vão falar sobre alimentação saudável, aproveitamento integral de alimentos e ensinar versões alternativas de doces tradicionais. O módulo do Redes Gastronômicas sobre doces brasileiros segue nas outras quartas-feiras de agosto. No dia 14, o subchef da Confeitaria Colombo, Wagner da Silva, vai ensinar as técnicas para o preparo de doces de festas; no dia 21, Isaías Neris, chef do restaurante da pousada Parados Lumiar, passa para os alunos receitas com chocolate e cacau; e no dia 28, encerrando o módulo, Fréderic Monnier, do restaurante Brassérie Rosário ensina os segredos de doces em que o açúcar não é o principal ingrediente. 

Todas as aulas são gratuitas e voltadas para integrantes de famílias com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 2.034), inscritas no Programa de Comprometimento e Gratuidade do Sesc Rio. O cadastro pode ser feito no próprio Sesc Quitandinha, inclusive no momento da inscrição nos cursos do projeto Redes Gastronômicas. A unidade fica na Avenida Joaquim Rolla nº 2, no bairro Quitandinha. A classificação é 16 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2245-2020.

(Fonte: Portal G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário