terça-feira, 20 de agosto de 2013

Começa amanhã Festival de Cultura em Terê

Artistas, contadores de histórias e grupos de dança movimentarão a cidade de Teresópolis, Região Serrana do Rio, a partir desta quarta-feira (21) até a sexta (23). Promovido pela distribuidora de energia Ampla, o Festival de Cultura intitulado “Consciência Ampla Cultural – o Brasil que você ainda não conhece” tem como objetivo levar ao público da cidade os costumes e tradições de cada região brasileira. Serão apresentados ritos, lendas e ritmos que ajudaram a formar o país como conhecemos hoje. O festival terá entrada gratuita e acontecerá na Casa de Cultura Adolpho Bloch, com programação voltada para públicos de diferentes idades. Durante três dias, o público conhecerá diversas manifestações culturais brasileiras, por meio de apresentações, oficinas, exposições, bate-papos, entre outras atividades.

Será possível participar de encontros com grandes nomes da música brasileira como Dudu Nobre (foto) e Sandra de Sá. O público infantil também terá diversão garantida no “Consciência Ampla Cultural”. O desenhista Daniel Azulay irá interagir com as crianças usando a arte e o desenho. O grupo “Baú que Conta e Canta” fará uma apresentação com lendas e fábulas do folclore brasileiro contadas por meio da música e da literatura. O grupo Cazumbaque, formado por dançarinos, cantores e percussionistas, apresentará os ritmos e danças do país, como o Maracatu, Coco de Roda, Jongo, Samba de Roda e Bumba meu Boi. Nas oficinas de danças típicas, música, pintura e brinquedo com material reciclado, o público será convidado a explorar o lado artístico de cada um. Além disso, crianças e adultos entrarão no universo mágico da literatura de cordel.

O evento conta ainda com uma exposição de fotografias sobre o Jongo da Serrinha, tradição afro-brasileira que perdeu espaço nos morros cariocas. O autor das fotos é o fotógrafo italiano Alcinoo Giandinoto, colaborador da ONG Jongo da Serrinha, que realiza um trabalho de resgate desta tradição. Em todos os dias do evento, será exibido o documentário Mulatas, de Walmor Pamplona, que explora o papel delas na cultura popular e no Carnaval. Serão entrevistadas 13 mulatas de escolas de samba do Rio de Janeiro de diferentes gerações, para compor um retrato de personagens fundamentais da cultura popular. O “Consciência Ampla Cultural” faz parte da plataforma de responsabilidade social da distribuidora de energia elétrica, o “Consciência Ampla”, com foco em Educação para o consumo consciente nas comunidades atendidas pela distribuidora. O programa prevê ações práticas, educacionais e profissionalizantes que envolvem também temas como a segurança, o meio ambiente e os direitos e deveres dos cidadãos.


(Fonte: Portal G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário