Cabo Frio retomará reserva do Mico Leão Dourado

A secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio,  vai realizar no sábado (9), no distrito de Tamoios, às 9h, audiência pública para retomada da gestão do Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado e início do processo de implantação da unidade de conservação. De acordo com a secretária Vanessa Lima, a reunião tem por objetivo tratar das questões de proteção do local e, para isso, conta com a participação dos moradores do entorno do Parque e do Distrito: " Esta audiência faz parte de um conjunto de ações ambientais que vamos realizar em Tamoios. É fundamental a participação das entidades e, principalmente, da adesão dos moradores do entorno",  explicou a secretária.

Criada em 1997, o Parque é uma unidade de proteção integral que tem por objetivo a defesa dos últimos remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica em Tamoios. Além de promover pesquisas científicas, o local também é destinado à educação ambiental e ao turismo ecológico. "Mais que a preservação do parque, é importante que todos entendam o meio ambiente como vital para nossa sobrevivência", acrescentou Vanessa. Ainda segundo a SEMA, outras ações já começaram a ser implantadas em Tamoios, como o início da proteção do Parque com o aumento de fiscalização da unidade, inclusive nos fins de semana e feriados, o que antes não existia. Além disso, também é feita a limpeza da área – com a participação da população local – retirada de cercas e paralisação do desmatamento.

Além da secretária da pasta, a audiência será dirigida por César Pinho, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (Codestam) e por Bruno Max, diretor de Meio Ambiente em Tamoios. Também foram convidadas para o encontro diversas autoridades municipais, como o prefeito Alair Corrêa, secretários de Promoção Social, Turismo, Esporte, Regularização Fundiária, Procuradoria Geral da cidade, Ministério Público, representantes da sociedade civil e da Associação de Moradores do entorno do Parque, entre outros.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado
Data: sábado, dia 9 de março -  Hora: 9h
Local: sede da Associação dos Ex-funcionários do Banco do Estado do Rio de Janeiro (ABANERJ)
Endereço: Centro Hípico de Cabo Frio – Tamoios
Bosque do Gargoá, Lotes 1 a 20, Quadra 1

(Fonte: Portal G1)

Comentários

ARQUIVOS DA GAZETA

Mostrar mais