Jantar comemora os 20 anos da APPO em Petrópolis

Nessa quinta-feira, dia 24 de maio, a partir das 20h, a APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, promove Jantar Comemorativo pelos 20 anos da Instituição no Espaço Terra Santa localizado no Centro Educacional Terra Santa, à Rua Monsenhor Bacelar, 590 – Valparaíso. A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos foi fundada em maio de 1992 e é uma instituição sem fins lucrativos, de direito privado, de assistência social, cooperação e assistência em geral aos pacientes portadores de câncer, independente de qualquer filiação político-partidária ou credo religioso. Possui título de Utilidade Pública Federal desde 2008.

A APPO atende pessoas necessitadas através da doação de alimentos, vestuário, medicação de suporte, bolsa de higiene e limpeza, empréstimos de perucas, cadeiras de rodas, colchões de água, próteses, além de atendimento jurídico, psicológico e social. A Associação atua na sociedade promovendo campanhas de ação preventiva, conscientizando o paciente e sua família e a sociedade petropolitana com informações precisas e claras sobre câncer e a importância da detecção precoce desta doença. A APPO tem como objetivo prestar apoio e assistência aos pacientes oncológicos e familiares proporcionando uma melhor qualidade de vida e consequentemente um melhor enfrentamento da doença e do tratamento.

A Instituição preza por defender os interesses dos pacientes oncológicos, junto aos órgãos públicos, Municipal, Estadual e Federal, dando prioridade nos atendimentos oncológicos em Hospitais, Ambulatórios e afins, além de suporte na continuidade nos tratamentos oncológicos. Faz parte dos objetivos da APPO divulgar as ações da Instituição em prol dos pacientes oncológicos em tratamento, bem como a prevenção do Câncer através de panfletos, jornais, revistas, televisão e demais canais de comunicação pertinentes, com o intuito de que a consciência da população aumente e a mortalidade diminua. Para tal, a Instituição divulga entre seus associados, informações médicas, farmacêuticas e de interesse dos pacientes, permitindo melhor orientação quanto ao tratamento a que são submetidos.

A APPO promove eventos com a finalidade de auxiliar os interesses da Instituição, bem como promover a união dos pacientes oncológicos, estabelecendo convênios e intercâmbios com Instituições Brasileiras e Estrangeiras que facilitem a vida e o tratamento dos pacientes oncológicos. A Instituição realiza treinamentos e capacitação dos voluntários e funcionários da APPO, objetivando a atualização do trato com o paciente oncológico, incorporando as Diretrizes propostas pela Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. A Associação realiza atendimento, social, psicológico e jurídico, sempre que necessário, ao paciente oncológico, garantindo o acesso aos serviços públicos.

A Diretoria da APPO é composta por pela Presidente Ana Cristina Coelho Mattos, pela Vice-presidente Sonia Leite Guimarães, pela Secretária Solange Souza Santos Silva, pelo tesoureiro Alexandre Carvalho Brito, pela Relações Públicas Renata Lopes Pacheco e pelo Conselho Fiscal composto por Carlos Eduardo Veloso de Almeida, Monica Vieira Possas e José Eduardo Paiva. De acordo com Ana Cristina Coelho Mattos, a finalidade da casa será a de dar atendimento aos pacientes portadores de câncer do nosso município nos setores de psicologia, fisioterapia, nutrição, serviço social, fonoaudiologia. “Faremos oficinas com vários cursos, onde os próprios pacientes poderão vender os produtos da oficina para que possam ter uma forma de inclusão no mercado de trabalho, além de aprimorar os serviços que hoje já funcionam na APPO, como as cestas de alimentos, telemarketing, doação de medicamentos”, pontuou.

Para a presidente da Associação o mais importante é poder proporcionar aos pacientes de fora da cidade um local para ficarem hospedados no período em que estiverem em tratamento de radioterapia, que leva em torno de 25 dias, cada tratamento. Durante o jantar a equipe da APPO vai apresentar o selo da campanha, que foi criado voluntariamente pelo designer gráfico Maurício Araújo da Xdaquestão, e o plano de captação de recursos para a aquisição da casa. O menu do jantar, preparado pelo Sandra’s Buffet, será composto por Frango ao molho de maracujá, Escalopinho de filé mignon, Arroz, Salada verde e Farfalle ao molho bolonhesa e ao molho de queijos. 

(Fonte: Gazeta das Cidades)

Comentários